MARKETING MULTINÍVEL? John Oliver explica por que não!

John Oliver é o carismático apresentador do talk-show norte-americano “Last Week Tonight” do canal HBO. Programa de comédia que na maioria das vezes, faz um trabalho jornalístico incrível alertando para certas coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Tudo, sem perder um intenso sentido de humor.

Numa entrevista recente, após ganhar o Emmy em 2016 disse: “Não sou jornalista. Sou apenas um comediante”.

No programa de dia 6 de novembro de 2016, John Oliver trouxe ao programa, o “Marketing Multinível“. Um modelo de negócio que por todo o mundo, vem atraindo pessoas e essas pessoas, por sua vez, chamam mais pessoas e está criada uma rede de negócios que pode até funcionar para alguns, mas deixa outros em situações mais precárias.

Todos conhecemos alguém ligado a estas empresas, ou a pensar entrar.

John Oliver defende que, desde que o modelo seja comprar um produto à marca e vende-lo a clientes, tudo bem! O problema é quando o modelo de negócio é favorável a fazer-te convidar pessoas para entrar e essas pessoas farão o mesmo com outras.

Um esquema em pirâmide

Apesar de ninguém dessas empresas se referir a elas como um “esquema em pirâmide”, a verdade é que o modelo de negócio está feito para funcionar dessa forma.

Os seus promotores, com frases do género: “Envia este vídeo para 10, 20, 100 amigos!” ou “Despede-te o teu emprego para viveres o sonho de trabalhar por conta própria”, podem atrair milhares de pessoas a entrar nessas estruturas. Tenham juizo, pá!

Oliver, termina dizendo: “Vamos nós criar um esquema em pirâmide, partilhando este vídeo com 10, 20, 100 amigos e assim, alertamos o mundo inteiro para isto!”


Partilha tu também!

E que tal isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.